sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

The Spirit subiu no telhado

Eu já esperava que isso fosse acontecer, conhecendo a figura, e seu terrível ego, era super previsível. Frank Miller está em clara decadência a algum tempo. O homem que escreveu "Cavaleiro das Trevas" (não o filme, ignóbeis, a série que conta a volta do Batman a ativa, já idoso, depois de anos aposentado e que é considerada um divisor de águas por todos os fãs de quadrinhos), "Sin City" e "A queda de Murdock" também escreveu o péssimo "Cavaleiro das Trevas 2" - continuação de sua maior obra e apenas um tosco e degradante caça-níquel, e o roteiro de Robocop 2, o filme que conseguiu enterrar toda o clima cool criado em torno de uns dos mais fodásticos personagens dos cinemas dos anos 80 - "Drop it, you are under arrest!". Definitivamente, ele é um cara putamente irregular.

O problema é que Miller é egocentrico MESMO e ia se achar o FODA depois de ter trabalhado junto com Robert Rodriguez - queria saber até que ponto ele trabalhou mesmo, na adaptação de Sin City para os cinemas - que apesar de muita gente não gostado teve um estética muito foda e foi realmente reconhecida por lançar um estilo único, transpondo para as telas com uma fidelidade canina não só o visual como o enquadramento utilizado por Miller para a Graphic Novel.

O terno azul virou preto. E Spirit virou Wolverine.

O resultado está aí, pegou a obra prima de Will Eisner e a transpos para a telona de uma forma, segundo ele, autoral. O resultado? The Spirit agora tem superpoderes (regeneração como a de Wolverine), o seu antagonista, que nos quadrinhos nunca mostrava a cara, virou uma mistura de Vera Verão, Clóvis Bornai e Ney Matogrosso. De uma história policial leve com pequenas doses de humor se tornou uma cómédia com doses de policial. A estética é IDÊNTICA a de Sin City - se só sei trabalhar assim, fazer o quê, né?

"Epaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!"

Pois Miller conseguiu. Conseguiu a façanha de quase levar o personagem de Eisner a concorrer ao Framboesa de Ouro, que premia os piores filmes do ano nos EUA. Escapou triscando apesar de ter tido até campanha para sua premiação como podem ver no vídeo abaixo.



Uma pena que esse seja o fim de Spirit no cinema. Ótimo que Miller leve uma paulada nos cornos para descer do pedestal. Agora o que deve estar matando ele de raiva é ter gente comparando ele a Uwe Boll (o pior cineasta de TODOS OS TEMPOS) que já ganhou até petição on-line para que fosse proibido de assassinar franquias dos games nos cinemas.

Nenhum comentário: