Desde o início da tragédia em Santa Catarina tenho acompanhado vários blogs postando solicitação de doações, divulgando contas e tentando fazer algo para minimizar o sofrimento de quem perdeu tudo. Vi blogs alertando para o cuidado na hora de doar, lembrando de que existem diversos picaretas divulgando contas onde o dinheiro vai para um único necessitado: ele mesmo. Muita gente se manifestou a respeito e eu, ciente de que tenho poucos leitores e de que certamente vocês já teriam lido algo a respeito em outro lugar preferi ficar na minha: até hoje.
Mas o que me fez mudar de idéia? Bom, em parte foi algo que passei matutando por todo o fim-de-semana, que vou explicar mais abaixo, e também ESTE post do Cardoso. Eu gosto do Cardoso, acho ele um cara inteligente. Mas admito que ele é realmente um cara ame ou deixe. Meias palavras não combinam muito com ele e, apesar de não concordar muitas vezes com ele – como no caso do blogblogs – admiro a postura que ele tem. O post, para quem está com preguiça de ler lá, baixa o sarrafo nos saqueadores – bandidos, na minha opinião – e pede para que lembrem das animais domésticos abandonados e famintos, que façam doações para eles.
Eu sou a favor da doação, claro. Para os animais E para os humanos. Sou a favor de uma surra em praça pública e 20 anos de prisão para os saqueadores – não me venham com essa de que para “sobreviver” eles precisavam de TVs de LCD que saquearam. Agora, sinceramente, eu não entendo uma coisa: como o país do “nunca na história desse país vimos reservas financeiras como as atuais” não tem DINHEIRO – ou urgência – para ajudar os catarinenes? Como um país que compra um avião novo para o presidente, que gasta milhões com propaganda, que investe em pré-sal, que ajuda bancos, não tem GRANA para ajudar Santa Catarina. Burocracia alegam... ah, tá...
Pensando nisso resolvi fazer um teste: estou buscando montar uma equipe para circular na Assembléia e Câmara de Recife, solicitando aos ilustres deputados e vereadores, doações para Santa Catarina. Cada cheque, cada real, cada doação – e cada negação – será gravada em vídeo. Quero entender se o que faz com que minha Tia, que ganha R$ 1.400,00 por mês, doe 20% de seu salário, ainda assim triste por não PODER dar mais, atinge nosso políticos, que ganham MUITO, MUITO mais que isso.
Queria ver se pessoas em outras cidades teriam coragem de fazer o mesmo e postar estes vídeos para que saibamos com quem lidamos na política e aproveitar para conseguirmos doações de quem DEVERIAM SER ORBIGADOS A DOAR. Quero se aqueles que não se sentirem solidários ao menos se sentem constrangidos com as câmeras e fazem suas doações. São dois coelhos com uma só cajadada.
E aí, quem se habilita?
Nenhum comentário:
Postar um comentário