terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ivo viu a Vivo


E a Vivo fugiu de Ivo. É, a Vivo chegou a Pernambuco. A tão esperada Vivo. Poxa, gente, a Vivo chegou! Vamos lá.. repitam comigo... GRANDES MERDAS.

Se você, como eu, esperou que a Vivo chegasse botando pra quebrar e trazendo grandes diferenciais para o mercado... bom, perdeu, “preiboi”. Confesso que esperava MUITO, demais talvez. Acho que segue valendo aquela máxima... se todas minhas concorrentes são muito ruins eu não tenho que ser boa, tenho apenas que ser um pouquinho menos ruim.

Certo, certo, os preços estão diferenciados, existe a promoção “A Vivo chegou” – que não é a antiga promoção “ligador” da Oi mas é muito, infinitamente melhor que a atual promoção da Oi, a dos 5 minutos diários.

Quando a Oi, recém apelidada da Tchau – com muita justiça, diga-se de passagem – lançou a promoção ligador o planejamento cometeu uma TREMENDA falha. Simplesmente não abstraíram a possibilidade dela extrapolar as expectativas de adesão. O que aconteceu? Quem tem Oi sabe. Apenas em Recife o número de celulares Oi subiu 424% o que resultou numa pane no sistema. Ligar pela Oi agora exige paciência. Sistema ocupado, ligações que caem, celulares que dão fora de área de cobertura em tempo integral, SMS que demoram horas para chegar em seu destino. Que usuário de Oi não teve que tentar umas 8x seguidas discar um número para conseguir uma ligação? Tá, ok, mas o que isso tem a ver com a Vivo, vocês devem estar se perguntando.

A vivo chegou a Pernambuco com uma promoção “Fale de Graça”, tarifa zero pra falar com qualquer Vivo até o final do ano. A promoção provocou uma corrida as lojas da Vivo. Segundo seu regulamento todos os chips comprados até o dia 17/11/08 estariam participando. Isso em tese apenas. Quem dormiu no ponto – ou confiou na propaganda da nova operadora – tomou sua primeira nabada.


A Vivo cancelou a promoção com pouco menos de um mês para o final divulgado. Segundo eles a atitude foi motivada pela adesão surpreendente – alguém aí pensou em mal planejamento? – o que acarretaria falhas nos serviços (pausa para imagem: garotinha loirinha de cabelos angelicalmente cacheado e bochechas rosadas... Oiiiiiiiiiiiiiiii! Voltemos a nossa programação normal). Se por um lado a atitude pode ser considerada acertada – afinal ela evitou incorrer no mesmo erro da sua concorrente – os clientes, ou aqueles que desejavam se tornar, foram castigados pela falta de planejamento da operadora. No meu entender ela devia buscar compensar os clientes de alguma outra forma. Ainda há tempo. Se por acaso isso acontecer revejo esta minha primeira impressão. Caso contrário pra mim a Vivo morreu. Que venha a Nextel!

Nenhum comentário: