quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Teoria da NOVA comunicação


Se antes eu já achava que os curso de publicidade estavam obtusos agora eu tenho certeza. O mundo muda a cada 5 anos o equivalente, tecnologicamente falando, aos 50 anos anteriores. Essa evolução se dá porque com o aumento da capacidade de processamento coisas que antes eram impossíveis de ser simuladas e testadas se tornam possíveis. Mas, e o que isso tem a ver com comunicação?

As mudanças tecnológicas influenciam a vida como um todo, seja biologicamente (veja o aquecimento global como resultado do crescimento industrial), econômico (mega corporações que surgem e desaparecem a cada dia) e sociológico. A comunicação, me refiro a propaganda, é cada dia mais e mais atingida.

A internet sepulta, a passos largos, a mídia impressa. Os blogs vencem a corrida da credibilidade contra as corporações de comunicação. As TVs são abandonadas pelas novas gerações que assistem seus programas prediletos na WEB e deixam a antiga “caixa de fazer malucos” para seus pais e avós. As rádios não conseguem enfrentar os MP3 players. O mundo lá fora se torna, cada vez mais um deserto informativo, abarrotado de informações sem qualidade.

O vídeo abaixo deixa clara a quantidade de sujeira visual que enfrentamos quando saímos a rua. O que realmente é aproveitado?



Em seu livro A Vaca Roxa – leitura obrigatória – Seth Godin afirma que não há mais sentido em se pagar fortunas para ter uma página no principal jornal de sua cidade ou por 30” na aquele horário super valorizado na TV. Segundo ele precisamos pensar e agir diferente, precisamos nos destacar. Concordo até certo ponto com ele. Acredito que é cedo para uma migração total mas estou certo de que aqueles que não compreenderem a necessidade de se descobrir e dominar novos canais de comunicação com seus targets (ou de seus clientes) estão fadados ao mais absoluto e retumbante fracasso ao longo do tempo.

Como falamos com nossos adolescentes hoje? Anunciamos em que programa na TV? Em que revista? E será que esses adolescentes quando se tornarem adultos vão passar a ver TV? Será que vão desenvolver o hábito de ler jornais impressos? Não, não vão.
Dentro de 5 anos o ANDROID, sistema operacional para celulares criados pelo Google, será a maior ferramenta de mídia para ser falar com o público entre 15 e 35 anos. A população levará a WEB no bolso onde for. Assistirá programas sob demanda, ouvirá seus livros prediletos, será diretamente influenciado pela experiência de outros compradores, que estão ali, relacionadas em seus blogs, fóruns e MSNs.


Barrac Obama, produto principal de uma das campanhas políticas mais pops de todos os tempos, comprou um outdoor para sua campanha. E o que há de mais nisso, vocês devem se perguntar? O local onde este outdoor é veiculado. Dentro da casa de milhões de pessoas. Obama, ou melhor, sua equipe de marketing, comprou um outdoor no jogo Burnout Paradise e com isso “falou” para milhares de pessoas com exclusividade. Além da mensagem ele criou uma empatia única com seu público ao mostrar que entende o que eles gostam e que eles não estão sós. Jogada de gênio se querem minha opinião.

A cada dia mais ações de guerrilha, marketing direcionado a pessoa, merchandising em filmes e jogos, advergames, virais e geração de conteúdo se tornará mais e mais importante. Cada vez mais mídias diferenciadas e mirabolantes, ações únicas, premiações especificas, ações junto a blogueiros se tornarão mais e mais importantes. A cada dia mais a velha publicidade se tornará mais velha e caquética. Uma nova prática da comunicação esta surgindo e duvido muito que a teoria a esteja acompanhando. Perdem todos. O mercado e nossos futuros publicitários.

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