sábado, 25 de outubro de 2008

O Xbox360, o PS3 e as 3RLs


A cerca de três anos atrás dividíamos uma mesa no famoso Bar da Asinha aqui em Recife, eu, Thiago Madureira, Marcel e Marcelão. Como numa boa reunião de nerds o assunto sempre descamba pra consoles.
Quase fui crucificado quando afirmei categoricamente que a Microsoft, em breve, dominaria o mercado de consoles. Uma verdadeira heresia citada num momento em que a Sony dominava o mercado de forma muito tranqüila com seu PS2 o onde todos nós aguardávamos ansiosamente o lançamento do PS3. Thiago, ex-xiita da Sony e hoje fã confesso do Xbox360, quase bateu em mim. “Isso NUNCA, NUNCA vai acontecer. A Microsoft NUNCA vai bater a Sony! Você está falando merda, cabeça” afirmou categoricamente. Mas aconteceu. A Microsoft bateu a Sony e lançou um console que (está aberta a temporada de discussões) bateu o PS3. Apesar do hardware do PS3 ser melhor quando analisamos o conjunto o XBOX360 se sobressai. Títulos, a LIVE, preço e, mais importante pra nós, isentos (by Morróida), o fato de poder ser destravado. A Sony acreditou que o Blu-ray seria o grande diferencial e, antes que o PS3 deslanchasse, os tecnólogos já discutem o fim do Blu-ray. Acreditou que a Microsoft não seria seu concorrente na Ásia e, lentamente, ele está se mostrando presente. Achou que seus títulos exclusivos seriam fatais nessa briga... e errou. Eu prefiro o XBOX360 e tenho argumentos pra isso. Tive um Wii. Tive um PS3. Tive 4 Xbox 360. Quatro? Como assim? É, aí é que entram as 3RLs.

Para um geek essa imagem é quase tão assustadora quanto broxar com a Liv Tyler. Quase, eu disse quase.

O que é o 3RL
3RL é o apelido carinhoso que os usuários dos consoles da Microsoft deram ao temível código que indica erro de hardware no sistema. O mais comum é o 102 que indicaria erro de memória, resultado de super aquecimento. Segundo a Microsoft o erro se apresentaria em apenas 0,03% dos consoles vendidos. Eu devo então ter MUITO azar. Segundo os usuários (via fóruns e comentários na WEB) esse número pode chegar a 30% dos consoles vendidos (alguns jornais chegaram a citar 60%). EU ainda acredito ser azarado.

O erro se dá, segundo técnicos e curiosos, devido a uma falha grava de projeto, resultado da pressa de laçar o console, e assim sair na frente na guerra da terceira geração, e de uma tentativa vã de reduzir o custo de produção, garantindo assim um preço mais competitivo. O resultado foi desastroso. Milhares de consumidores revoltados postando, blogando e reclamando contra o console. Ações na justiça e substituições geraram a Microsoft um prejuízo estimado de um bilhão de dólares. Segundo alguns técnicos a baixa qualidade da solda utilizada para fixar as memórias e a total incapacidade do sistema de se refrigerar seria o maior responsável pelo erros, contando ainda com problemas no processamento de vídeo e no leitor.

Quem mais se prejudicou com o 3RL
A Microsoft é uma empresa que planeja muito, muito adiante. O lançamento do Xbox360, mesmo com esse grave problema, pode ter sido acertado (HERESIA!). Observe que o lançamento precoce fez com que ele fosse, durante um bom tempo, a única opção de terceira geração do mercado, vários xiitas da Sony, como meu amigo Thiago Madureira, não tiveram outra opção se não mudar para o console da Microsoft. Com todos os defeitos os jogos ainda eram espantosos e uma vez tendo-os jogado não havia mais como dar um downgrade para o PS2. O geek estava refém de um console defeituoso. Mas e o prejuízo, e os consumidores insatisfeitos, e as ações?

Um fato que deve ser analisado é que para grande parte do mercado as 3RLs eram apenas uma inconveniência, uma chateação, e não declaração de morte. Isso porque uma vez manifestado o problema a Microsoft trocava o aparelho na garantia – que chegou a ter garantia de 3 anos. Agora, se você o destravou – o que acontece com 4 em cada 5 consoles no Brasil – aí você tem em mão um GRANDE problema.

Ao destravar o console, o que permite jogar piratas, o consumidor perde automaticamente qualquer direito a reclamar. Ou seja, o jeitinho brasileiro, aliado ao mau jeito da Microsoft, detonava os sabichões. Ainda assim, assumo, era um bom negócio apostar nessa loteria. Digamos que você seja um hard user e adquira cerca de 50 lançamentos ano (um número até bem razoável). Comprando um Xbox na muamba (R$ 1.100,00 antes da alta do Dolar) e comprando os jogos piratas (R$ 15,00 com mídia impressa, caixa e capa a laser) você teria gasto, em um ano, R$ 1.850,00. Os R$ 750,00 gastos em jogos dariam pra comprar 4 ou 5 jogos originais. Se tivesse comprasse 50 jogos originais teria gasto R$ 7.500,00 apenas em jogos, o suficiente para comprar quase 7 consoles. Como os muambeiros passaram a vender consoles MODADOS (onde adicionaram cooler e refaziam as soldas – rebailling) com garantia de até 6 meses os verdadeiros prejudicados se tornaram aqueles que desconheciam o problema e não estavam preparados para ele. Desta forma podemos perceber que o 3RL foi um grande pé no saco quando falamos de pirataria.

Se por um lado a pirataria ajudou ao console a vender bem – principalmente aqui no Brasil onde é impossível pagar até R$ 250,00 em um jogo, por outro lado deu muita dor de cabeça. Consoles com 3RL que não podiam ser trocados e outros banidos da LIVE – um dos grande diferenciais do Xbox360, sem poder jogar on-line (até que a bandidagem criou o sistema de stealth para jogos e a Microsoft não conseguiu – ou não quis por saber que a pirataria também trás alguns benefícios e por isso bate e alisa – fazer outro banimento em massa da grande rede.

Eu assumo que sou pirata e estou com 3RL, e agora?
Bom, amigo, agora PRESTE MUITA ATENÇÃO. Na web você vai encontrar milhares de “técnicos” com diversas técnicas miraculosas. O MODCLAMP, o MOD das borrachinhas, a técnica da toalha molhada, a técnica do TAPA. Qual o melhor? Nenhum deles.

A experiência que tive com os meus 3 primeiros consoles e com os de vários amigos foi que 3RL é como merda: quanto mais mexe mais fede. O ideal é procurar um técnico que faça o reballing, que conheça o equipamento e que possa de verdade lhe ajudar. De 8 equipamentos que mandei para manutenção com um técnico sério apenas dois puderam ser recuperados (um deles só voltou a dar defeito com 8 meses e o outro ainda funciona). O outros foram condenados justamente porque seus usuários havia tentando as mais diversas técnicas de “conserto” encontradas na WEB. Na maioria das vezes esse conserto vai lhe custar cerca de R$ 200,00 o que é bem menos que o que vai gastar para comprar um novo console. Sinceramente, NÃO PERCA SEU TEMPO PROCURANDO FORMAS DE CONSERTAR O CONSOLE EM CASA. É pior, bem pior. Pode até funcionar mas acredite que você está fazendo uma aposta mais alta do que as pessoas que compraram os primeiros consoles.

O meu console deu 3RL, já havia sido consertado antes, e acredito que já tenha dado o que tinha que dar. Vou enviar para análise, apenas para desencargo de consciência, mas estou certo de que vou ter de partir para outra. O lado bom é que o novo aparelho já pertencerá a uma safra que quase não vem apresentando defeito e que já vem com HDMI.

Para aqueles que quiserem a indicação de um bom técnico para seus Xbox360 deixem um comentário com o e-mail e eu os envio o contato. Ah, antes que digam alguma coisa não tenho nenhuma relação com este técnico, não ganho nada pela indicação. Apenas quero poupá-los da cruzada que tive que realizar para encontrar alguém sério e competente.

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