segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Vencedores e perdedores


Os maiores vencedores destas eleições certamente foram Edilson Silva, Raul e Elias Gomes. Edilson fez o nanico Psol sair do 1%, ganhando fôlego logo após o debate. Já Raul contrariou as pesquisas, cresceu e mostrou que se a campanha tivesse sido mais polarizada ele poderia ter feito a diferença. Já Elias merece um parágrafo só dele.

Elias venceu uma disputa de proporções bíblicas. Enquanto seu concorrente despejava rios de dinheiro em Jaboatão ele, vinha espartana e paulatinamente, fazendo campanha na raça. Enfrentou a pincha de Turista, amargou a absoluta e total falta de apoio financeiro e, desde o principio, foi tratado por muitos como cavalo fora do páreo. Indiferente a quem não acreditava Elias seguiu caminhando, literalmente. Ninguém caminhou como Elias, ninguém esteve tão junto ao povo, ninguém esteve tão próximo a realidade decadente de Jaboatão. Se André tinha o dinheiro, o alinhamento e Lula, Elias tinha Deus, coragem e raça. Finalmente Um homem que não se vendeu, que não enriqueceu com a política e que carrega, com orgulho, uma carreira brilhante de gestor dedicado e honesto. Jaboatão aprendeu a votar.

E quem perdeu? Perdeu Cadoca que só caiu nas pesquisas, terminando empatado com Edilson – dá pra conceber algo assim? Perdeu Gonzaga, em Petrolina, que saiu de 63% de intenção de votos para uma esmagadora derrota para um desconhecido. Perdeu Paulista com a reeleição. Perdeu Recife com a não eleição de Silvio Amorim e com a reeleição de vários vereadores envolvidos no escândalo das notas frias. Perderam Henrique Leite, Liberato, Helvécio, que, envolvidos com as notas afundaram nas urnas. Perdeu Eduardo Campos que pode vir a ter um páreo duro pela frente na disputa pelo governo do estado em 2010. Perdeu o povo de João Alfredo que elegeu Severino Cavalcante para prefeito.

Agora, o prêmio máximo de perdedor vai, sem dúvida, para a oposição. Uma chapa Mendonça/Raul teria sido competitiva, mas, ao invés, dividiram. Fecho com uma declaração de João Paulo sobre sua vitória: “Os dois maiores erros da oposição foi que eles esqueceram o povo e se dividiram”. Aprendam com quem sabe transferir votos.

Nenhum comentário: