quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Idéias que parecem estúpidas mas que viram sucesso


O mundo da propaganda é recheado de casos que nublam até a mente capaz de afirmar que conseguiu compreender as mulheres. Veja só esse case envolvendo a Burguer King. É um case digno de uma desconstrução do processo de criação. Eu estou queimando neurónios e estrangulando minha parca capacidade literária e imaginativa para entender como chegaram a idéia de LANÇAR UM PERFUME COM CHEIRO DE CARNE GRELHADA. Pior... eu estou tentando imaginar como isso virou um SUCESSO ESTRONDOSO.



É o tipo de coisa que imaginamos ver no DESENCANNES - se não conhece, gosta de propaganda e quer rir clica logo aí. O tipo de coisa que você espera que saia da cabeça daquele novo estagiário ou daquele doidão que participa do brainstorm com a cabeça completamente feita (urru, brother!).

Estão pensando que é brincadeira, ? Que o idiota aqui achou de pregar uma pegadinha de fim de ano. É sério! Uma das maravilhas da propaganda é justamente sua capacidade de surpreender-nos com resultados fantásticos para idéias que muitos considerariam idiotas mas que o consumidor adorou... e é pra eles que anunciamos, não é mesmo?

Vejam só, o perfume FLAME, a essência da sedução com um toque de carne grelhada, ESGOTOU. Seus frascos, vendidos por U$3,99, acabaram, gerando procura em todas as lojas e chegando a serem vendidos no e-bay por U$70,00. A pedidos, milhares deles, vai ser relançado em fevereiro.

Já imaginou se a moda pega? Teremos por aí perfumes como o NEW, sexy, excitante e com um leve toque de carro novo, ou o Rich, misterioso e com notas de cartão de crédito.

- Precisamos de um brinde de fim de ano diferente, uma abordagem nova, dinâmica, moderna, criativa. Quero idéias - estronda o diretor de criação - precisamos disso para HOJE, estamos em cima do deadline.
- Poxa, mas deixaram isso para a última hora!
- Eu quero idéias, não críticas. Vá sentar no cantinho do castigo até entender isso. Vamos lá, vocês... idéias!
- Que tal pelúcias de bonecos da Disney? - Pergunta um redator sênior.
- Queria muito usar... mas a concorrente já fez isso. Além do mais queria um produto relacionado com a operação do cliente.
- Que tal pelúcias de whoppers, batatinhas e onion rings? - Um DA entra na conversa.
- Quem compraria coisas assim? Vamos gente... think out the box!
- Mas eles seriam bonitinhos, com cheirinho de carne grelhada...
- Ahahahahaha, com perfume de carne grelhada... hahahaha, já imaginou? Abraçe e sinta o cheirinho de carne grelhada! - Ri de forma débilmental um DA sequelado com a cabeça cheia de fumo.
- Hum.... - o diretor de criação sorri.
- Ei... eu tava brincando... sério, era brincaderia. Ei gente, porra, eu to fumado, você não vão apresentar isso, ? Ei!!!!

Alguns instantes depois...

- Como eu ia dizendo... depois de uma exaustiva pesquisa qualitativa, estudamos o inconciente do target, vislumbando ali a oportunidade de surpreendê-lo apresentando um produto que ele deseja de forma subconciente. O resultado de toda essa exaustiva pesquisa foi definido por nossos melhores profissionais, depois de semanas de trabalho. Um produto único e fantástico... o perfume com cheiro de carne grelhada.
- Hum?!?!?! Como assim?
- Uma idéia ousada, com a cara de sua empresa Sr. Enquanto o concorrente, sem imaginação ou criatividade, apela para pelúcias de Disney... aff...
- Péssimo realmente...
- ... pois é, horrível. Jamais passaria por nossa cabeça algo assim. Mas, voltando ao assunto, enquanto eles dormem no ponto nós surpreendemos, inovamos, pensamos fora da caixa, quebrando paradigmas e atingindo um recall sem igual.
- Hum... não sei... esse produto tem nome?
- Er...
- Você vem me apresentar um produto sem nome? Quer queimar seu nome e o de sua empresa?
- Queimar? Eu?! Não.. err... tem nome sim... queimar... err... FLAME!
- Flame?
- Sim, Flame... tudo a ver com carne grelhada, com whopper, com tudo mais.
- Se vocês não tivessem trabalhado tanto nisso diria que parece até coisa de estagiário. Mas é tão maluco que pode funcionar...
- Ah, mas vai... eu aposto meu toba que vai.
- De novo? As vezes chego a achar que vocês está é querendo uma desculpa...

E vai que a coisa funciona.

Nenhum comentário: