quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Os vigilantes da vida real (ou Batman é café com leite)

Jack Idema.
Jack Idema pode ser completamente desconhecido para você mas certamente merece figurar na lista de vigilantes badass.

Vamos checar: forças especiais? Sim. Dono de sua própria empresa de contra-terrorismo? Sim. Invadiu o Afeganistão secretamente para chutar algumas bundas? Sim. O cara é o “papoco do trovão”. Mas também é doido de pedra.

Depois de arrumar muita confusão Idema foi preso por invadir um pais ilegalmente, abrir uma penitenciaria particular e, achando pouco, torturar seus prisioneiros. O interessante foi que quando liberado Idema se recusou a deixar sua horrível cela na prisão afegã.

Lavender Panthers
Durante muito tempo dar uns cagaços em gays passou longe de ser considerado crime. Gays nos EUA tinham menos direitos que negros durante os idos 60/70s. A bronca é que em uma cidade especifica baixar o sarrafo num morde fronha podia significar levar uma camada de pau (ui) da mais estranha gangue de vigilantes que se teve noticias.
Os Lavender Panthers era uma gangue de São Francisco, formada nos anos 70, unicamente para coibir, e eventualmente vingar, ataques aos baitolas. Até mesmo atacar verbalmente um gay na rua podia ser perigoso. Quem tinha coragem para tanto corria um sério risco de levar uma bela sova no meio da rua.

O grupo ficou conhecido por sua capacidade de surgir do nada, com sua Van, e lascar a tabocada em qualquer um que desrespeitasse um dos seus protegidos. E, acreditem ou não, eles eram, de certa forma, imunes a lei. É. Isso mesmo. Quase nenhuma das vitimas tinham coragem de ir a policia dizer que foram quebrados por um bando de viados. Antes surrado que mal falado, né não?

Shmira
Nova Iorque conta com um grupo de vigilante único: o Shmira. Mais estranho que o nome só o fato do grupo ser composto por 100 judeus.

Obviamente que isso não podia dar certo. Um grupo de vigilantes composto unicamente por pessoas da mesma religião ou etinia? Imparcialidade zero. Após espancarem um jovem negro, Andrew Charles, que por azar era filho de um sargento da policia de Nova Iorque, o grupo conseguiu exatamente o oposto do que pretendia: segurança para os Judeus de seu bairro já que a policia não passou a lidar muito bem com o acontecido.

Sombra Negra
Apesar do nome redundante (alguém aí já viu sombra de outra cor?) os caras eram fodas. Eles simplesmente resolveram encarar nada mais nada menos que o MS13. Para quem não sabe o MS13 (não confundir com o MST que também são bandidos) são perigosos criminosos salvadorenhos. Os caras tomaram as cidades fronteiriças por todo Rio Grande e nem os Texas Rangers tem coragem de dar as caras por lá. Os únicos picudos o suficiente pra bater de frente com os caras são os Sombras Negras.

Pouco se sabe realmente sobre eles. Até onde conhecemos sua história eles são um grupo formado por policiais e militares que costumavam executar os criminosos ainda vendados. Em 1995 eles mandaram pra terra dos pés juntos mais de 17 pessoas. De lá para cá esse número não foi mais atualizado. É complicado obter qualquer tipo de dados sobre os caras. É algo do tipo “Se te contar tenho que lhe matar”.

Nenhum comentário: