sexta-feira, 19 de setembro de 2008

As séries e a TV aberta


Eu só comecei a acompanhar séries de verdade (capitulo a capitulo) há uns dois anos atrás (relação com a banda larga? Não.. imagina...). Até então só existiam duas possibilidades: TV a cabo ou aberta – e TV a cabo eu não assinava.

Acompanhar séries na TV aberta sempre foi um problema. Por total falta de visão, é só no que posso acreditar, a TV aberta vêm constantemente tratando os telespectadores como se fosse completos idiotas. São séries que mudam de horário constantemente sem prévio aviso (e esses horários normalmente são na madrugada), séries que são retiradas do ar ou substituída sem alerta, capítulos repetidos a exaustão e uma total falta de fidelidade a uma série especifica. Eu fico imaginando como estas coisas são resolvidas.

- Hum, estamos ali com um espaço vago na programação. O pessoal do Compre Agora na TV está fazendo birra pra renovar.
- O que acha de pressionarmos eles?
- Como?
- Dizendo que seu espaço foi ocupado...
- Mas eles não vão acreditar.
- Fazemos a coisa direitinho. Anunciamos uma série dessas americanas no horário, colocamos um monte de chamadas no ar para eles verem que não estamos de brincadeira.
- E se eles não fecharem logo?
- Colocamos a série no ar mesmo, logo eles correm atrás.
- Mas e a série?
- Tiramos do ar, oras. Série não nos rende tanto quando a venda do espaço. Propaganda nesse horário custa muito pouco.
- É, e quem gosta dessas séries? Coisas bestas pra americano ver. Só servem pra tapar buraco mesmo.
- Que série usamos?
- Tem que ser uma que entre no ar e sai e ninguém sinta falta. Detesto esses telespectadores insones que ficam cheios de mimimi porque “tiraram meu programinha preferido do ar”. Os caras além de não dormir ainda tem um mal gosto triste.
- Tem uma aí que ninguém vai sentir falta. É uma série besta sobre um médico manco, mais chato que seu lunga. Ninguém vai sentir falta de algo como aquilo. Como se não bastasse a história ser sempre a mesma o nome do cara ainda é Casa. Você acredita? Dr. Casa.
- Perfeito. Manda preparar as chamadas e comprarem apenas uns 5 ou seis episódios. Até lá o pessoal da Compre Agora já vai ter renovado.
- E se não renovarem tão rápido?
- Ficamos repetindo essa bagaça.
- é, nos somos fodas. Conosco ninguém pode.

Por mais surreal que pareça é assim que imagino. Um bando de idiotas com poder sobre a programação.

Mas, nem tudo são problemas. As vezes acontecem algumas coisas “estranhas” e as séries surpreendem. Vejam só o nosso Dr. Casa (sim, estou sendo irônico, ok? Eu sei que não se traduz nome próprio) liderando a audiência na TV brasileira – agora é a hora de levantar a plaquinha do “Eu já sabia”.

Olhem só que notícia nerdisticamente legal saiu no site da Folha de São Paulo hoje:


“O episódio "Resignação", da terceira temporada da série "House", deu um feito inédito ao programa na Record: ficar na liderança isolada na audiência.

Desde 31 de julho, o seriado norte-americano tem tido boas colocações no Ibope da Grande São Paulo, chegando a ficar em primeiro lugar empatado com a Globo. Dessa vez, a série ultrapassou a emissora carioca.

De 0h29 à 1h18, horário em que foi exibido "House", na madrugada de hoje, a Record ficou com dez pontos de média e chegou a pico de 13 pontos. A Globo marcou nove pontos de média, com o "Jornal da Globo" e o "Programa do Jô".

Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios na Grande São Paulo.
A série "House" mostra o cotidiano de um grupo de médicos em um hospital norte-americano.

Ajuda de "Ídolos"
A série "House" foi favorecida pelo Ibope do programa musical "Ídolos". Na média geral, a atração apresentada por Rodrigo Faro teve 15 pontos, contra 17 da Globo, entre 23h16 a 0h29.

Mas a Globo, que estava bem com o futebol, entre 21h52 e 0h01, viu o Ibope cair, assim que a transmissão acabou. E o "Ídolos" abocanhou boa parte dos telespectadores que mantiveram a TV ligada.

Durante o futebol, a Globo teve média de 21 pontos. Após a partida, a queda foi grande. Entre 0h16 e 0h22, a emissora carioca marcava apenas dez pontos, enquanto "Ídolos" oscilava entre 16 e 17 pontos.”


Eu, particulamente, discordo da segunda parte da noticia. Não consigo imaginar o público de House sendo relacionado ao público de Ídolos. Bom, o fato é que espero que isso aconteça com certa freqüência e que a TV aberta brasileira passe a tratar com respeito seus telespectadores.

Nenhum comentário: