quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cada cabeça uma sentença

Quando resolvi criar o blog tinha em mente que iria usar o espaço pra falar sobre algumas coisas que gosto (propaganda, cinema, séries, games e cia) sempre que tivesse vontade e que faria um clipping dos posts que achasse interessante entre os blogs que eu acompanho. Diria que é um espaço pra amigos mesmo, pra pessoas que gostam do que eu gosto. Ah... e daí, Eden?

Bom, eu sempre acompanho o GUIA DE SERIADOS, que conheci pelo LEGENDAZ. Cheguei lá por acaso e achei interessante ler o que outros viciados em séries, como eu, achavam dos episódios que assistia. Lá encontrava críticas, notícias e indicações, tudo de forma amadora, muitas vezes até mal escrita, mas, muito mais importante, escrito de coração. Isso era importante. Eles gostavam do que faziam - as resenhas - e se não dominavam a escrita ao menos dominavam o assunto e davam sua opinião sincera - algumas vezes bem diferente da minha.

Quando você tem um BLOG não dá pra ficar em cima do muro. Se eu quiser isenção que vou ler jornal, poxa - se encontrar algum ainda isento. Leio blogs porque lá, em tese, estariam as opiniões dos seus escritores, opiniões pessoais, sem essa de estar em cima do muro. Pra mim, acreditem ou não, a paixão com que se escreve, a qualidade do conteúdo, o gosto pelo que se faz, é muito, mas muito mais importante do que a técnica, design ou afins.

Em um determinado momento o blogueiro resolve se "profissionalizar", adquire um domínio, reformula o visual, aumenta a equipe... e, poft, dá merda. O GUIA DE SERIADOS se "profissionalizou" a pouco tempo e espero que ainda esteja em ajustes. Isso justificaria a queda de qualidade das resenhas (como a péssima postada hoje, do último episódio de Heroes) e a queda na frequência das resenhas.

Não achem que isso é uma crítica frouxa, não é isso. Gosto do site, continuo visitando TODO dia, apenas fica a dica para que tentem recuperar o que fazia deles, quando amadores, tão melhores. É como aqueles botecos cuja a comida é maravilhosa até que eles resolvem passar a lavar os copos, vestir os garçons de garçons, dar sumiços nos ovos coloridos e parar de dar bala como troco. Com as melhorias vem a queda da qualidade - e do diferencial, deixa de ser O boteco e passar a ser apenas mais um restaurante tosco.

O passinho vai ser sempre um boteco. Ordinário mas limpinho.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Eden, sou TB do Guia de Seriados. Putz, fiquei mto feliz quando o leco me passou esse seu texto, e realmente agradeço as visitas e a consideração que tem por nós.

Realmente, nós saímos da estrutura básica do blog, tentamos ficar um pouquinho mais profissional, mas ainda usamos wordpress. A versão anterior estava muito cheia de problemas, muitos defeitos, e estava dando mais trabalho manter ela do que sair para procurar outro layout.

Também é verdade que chamamos mais pessoas para ajudarem. No começo era apenas 2 viciados (eu e o Leco) e a chefa(Tan), e esses 2 viciados davam conta de passar a semana toda assistindo séries e comentando os episódios e ficarem procurando notícias na net p/ trazer p/ quem nos lia.

Então, o que aconteceu?!? Muito aconteceu, eu, por exemplo, estou acabando a faculdade, tudo ficou muito mais importante, tudo demora mais p/ ser feito, ser bem feito, e o tempo de lazer também diminui. Eu tenho acompanhado várias séries, mas o tempo p/ escrever é que acabou sofrendo, vide o episódio de semana passada de Supernatural (minha série favorita), que foi um excelente episódio, apesar de filler, e que eu não consegui comentar.

Já quanto ao Leco, esse ano é ano de vestibular para ele, e agora no final do ano a coisa só aperta, tanto é que eu já conversei c/ ele falando que vou tomar conta do site, p/ ele não se preocupar e se dedicar às provas.

Enfim, o site cresceu e nós também crescemos, e acabamos precisando de ajuda para nos manter. Mas eu nunca esqueço do Guia, um blog que eu ajudei a criar, e que cresceu e apareceu, e conquistou sucesso. Mesmo não postando com a frequência, todos os dias eu entro lá para ver o que tem de novo.

Só torço para que agora nas férias eu possa dar a atenção que o site e o público dele merece. E espero que você continue nos visitando, mesmo tendo nos "profissionalizado". No que depender de mim sempre seremos o botequim de copo sujo, mas com opiniões fortes, e um lugar onde você sempre poderá encontrar uma crítica baseada nos fatos, um pouco de especulação, e por que não dizer a (in)experiência de quem não se considera profissional.

Até mais!

Unknown disse...

PS. Gostei pra caramba do seu blog...já entrou p/ minha barra de blogs... aguarde visitas diárias!!!

Eden Wiedemann disse...

Fico duplamente feliz Túlio, primeiro por ter entendido que foi uma crítica construtiva e que espero sempre mais de vocês, segundo por ter gostado do Blog.

Sou e sempre serei leitor assíduo do Guia.