terça-feira, 18 de novembro de 2008

O fim do BATMAN?



Quando a DC anunciou que Grant Morrison iria escrever a saga Batman R.I.P. - que poderíamos imaginar como sendo Rest In Peace, os forúns sobre quadrinhos do mundo tudo estouraram com as mais variadas teorias sobre seu conteúdo. Iria Grant Morrison matar o morcego? Iria a DC tirar o velho Bruce Wayne da reta de verdade ou seria apenas mais uma jogadinha de marketing como foi a morte do Superman?

Muito se discutiu a respeito do tamanho do colhão que o editor da DC deveria ter para eliminar um dos maiores bastiões da editora. Eu, sinceramente, apostava em apenas mais uma jogada de marketing, confesso. Sinceramente, acho uma puta cagada eliminar os simbolos das editoras. Já tentaram passar o manto do cavaleiro das trevas para outro personagem no passado, no caso Asrael, um de seus protegidos, e o resultado foi uma considerável queda nas vendas e a volta de Bruce, curado de uma espinha partida (?) por Bane, seu nêmesis criado apenas para aquela saga.


A Marvel matou o Capitão América, de forma tosca, diga-se de passagem, morto a tiros por sua amada, Sharon Carter - sob controle mental do Caveira Vermelha que, morto, encontra-se preso na mente de um general russo - ah, os roteiristas. O manto do Capitão então passa para o Soldado Invernal que na verdade é o Buck, o parceirinho do Capitão que havia morrido durante a segunda-guerra e voltado como assassino russo - ah, os roteiristas.

Seria Jason Todd, o Capuz Vermelho, o novo Batman?

O Batman vai para a vala, declarou a DC. Sim, mas iria Bruce Wayne para a vala ou apenas deixaria de ser o Batman (mais uma vez)? Segundo conjecturas do mundo nerd, e declarações de pessoas ligadas a DC, a saga seguinte contaria a luta dos Bat-amiguinhos para ver quem seguiria sendo o cruzado de capa - eu aposto no Jason Todd, aquele Robin que morreu nas mãos do Coringa e depois voltou como um matador frio e super treinado - ah, os roteiristas e os editores.

Se julgarmos pelos sucessores desses heróis mortos, tendo eles mesmos voltado da terra dos pés juntos, não é de se espantar que ninguém acredite na morte ou aposentadoria do nosso amigo Bruce Wayne. Eu particularmente ainda acredito na volta do bom e velho Steve Rogers.

Quer saber? Eu vejo aí um grande caça-niqueis que vai voltar para o ZERO depois das sagas mas com nomes como Grant Morrison e Neil Gaiman envolvidos não posso negar que vou ler essa história.

Nenhum comentário: