segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O assustador WEB genius e suas aplicações na comunicação

Sabe aquelas coisas que você imagina como funciona, até entende que não seja mágica, mas que ainda assim lhe parecem assustadoras? O WEB GENIUS (clique e teste você mesmo) é assim, divertido e assustador.

Confesso que fiquei impressionado. A premissa é bem simples, pense em alguém - supondo que seja alguém conhecido, ou seja, não vale o Severino o porteiro de seu prédio - que pode inclusive ser um personagem ficcional, responda as perguntas do gênio e ele vai "advinhar" em quem você está pensando. eu ontem tentei 6 vezes e todas elas ele acertou.

Walt Disney
Lázaro Ramos
Vera Fischer
Vera Verão
Pato Donald
Scarlet Johanson

Se para mim - que me considero um cara esclarecido - a brincadeira assusta imagino a reação que um leigo deva ter a frente de algo assim.

Mas, bom, a brincadeira toda é baseda na análise, esclusão e cruzamento de dados, orientados por perguntas especificas que direciona um sistema de busca (acredito eu). Neste caso especifico ele funciona partido da premissa que você foi orientado a pensar em algo e que ele, o o sistema, vai descobrir do que se trata.

Agora, me digam uma coisa, vocês conseguem imaginar o poder de um algoritimo similar a esse, cuja a função seja bastante parecida mas que você não precise saber o que ele esta tramando? E se por perguntas espécificas, maquiadas como conteúdo, o sistema puder "advinhar" desejos de consumo? Talvez até saber coisas que você concientemte ainda não sabe? Um cookie, implantado em sua máquina, que eventualmente recolha um desses dados, processe e, com o passar do tempo, lhe retorne com aquela oportunidade única que nem mesmo você sabia que esperava.

E, observem bem, não estou falando de propaganda como o Google Adsense que faz isso análisando o conteúdo da página que você está visitando, estou falando de fuçar na sua cabeça, mais profundamente. Muito mais eficiente. Muito mais assustador.

Nenhum comentário: