quinta-feira, 17 de julho de 2008

6 formas simples de ajudar o planeta

1. Não abra a torneira até estar REALMENTE pronto.
Hábito idiota e antiquado que muitos de nós temos (eu mesmo vou começar a me policiar). Quando queremos escovar nossos dentes, encher algo de água ou mesmo lavar um copo, costumamos abrir a torneira antes da escovam ou do copo estarem realmente sob a água. Tente lembrar de quantas e quantas vezes você fez isso (eu faço, ops, fazia todo dia). Vamos ser menos coíos e tentar nos controlar.

2. Pegue leve ao dirigir
É comprovado que uma das melhores formas de economizar combustível é dirigindo mais relaxado. Encoxar o carro da frente ou sentar o pé até o talo no acelerador aumentam em muito o consumo. Aqui pra nós, na maioria das vezes não há sentido algum em dirigir como o Pateta no antigo desenho de Disney sobre motoristas. Com o transito do jeito que está me nossas cidades relaxar vai não só ajudar você economicamente como vai melhorar sua saúde e ajudar o planeta.

3. Reutilize sacos de lixo
Calma, não estou pedindo para ninguém aqui virar o saco de lixo da cozinha ao avesso e botar de novo no lixinho. Mas já reparou que muitas vezes enchemos um saco de lixo de lixo seco (papel picado, folhas, etc..) damos um nó e jogamos onde? Onde? Em um saco de lixo maior! Despeje o lixo e reutilize o saco. Supondo que são pessoas inteligentes - se não for pode dar o fora e procurar outro blog - não acho necessário explicar que o PLÁSTICO DEMORA UMA ETERNIDADE PARA DE DESINTEGRAR.

4. Use funis.
É, isso mesmo, funis. Sabe o que é? Aquilo que o Homem de lata usa na cabeça na versão original do filme Mágico de Oz (Eden é cultura, hein?). Vai encher garrafas? Funil. Vai encher um tambor? Funil. A água desperdiçada nestas ações pode parecer pouca mas, acredite, fará diferença.

5. Não exagere no papel higiénico.
Bom, há duas formas de se resolver isso. A primeira é tentar não enrolar a mão numa verdadeira luva de boxe de papel ao se limpar. Não há necessidade disso. Tem gente que compra papel com perfume de pêssegos, hidratante e oito camadas. Você, com esse oritimbó tão chique e elegante, lembre que são OITO camadas. Para quê meio rolo de papel pra uma limpada? Quem você pensa que é, a mulher melancia? A outra forma é até mais simples: uma rolha (em alguns casos uma tampa de vidro de maionese). E aí, qual a que você escolhe?

6. Regue as raízes, não as folhas e flores.
Eu fico até constrangido de explicar isso a vocês. Supondo que são inteligentes - o quê é? Ainda por aqui? Já disse, se é burrinho vá procurar outro blog - sabem que as plantas se alimentam e se hidratam pelas raízes. Se não forem loucos sabem diferenciar água de luz solar. FOLHAS PRECISAM DE LUZ NÃO DE ÁGUA. E tem gente que não sabe porque a plantinha querida morre. Já pensou em regar a raiz? Enche as folhas de água que evapora sem nunca beneficiar a planta. Ou começa a fazer a coisa direito, e ajuda o planeta enquanto salva sua plantinha, ou compra um cacto.

Nenhum comentário: