quinta-feira, 31 de julho de 2008

Como falar com seu público


Existe uma estória bonitinha que os professores de comunicação costumam contar.

Numa grande cidade havia um pobre cego, sentado numa rua movimentada, que, como de costume de todos os outros que precisavam se submeter a pedir esmolas para sobreviver, estendia a sua frente uma plaquinha e um chapéu.

Na plaquinha estava escrito “Sou cego, me dê uma esmolinha”. Um dia um jovem publicitário, passando por ali, parou e observou o pobre cego. Apesar da plaquinha e de sua figura triste as pessoas pareciam ignorar completamente sua necessidade. Iam e viam e pareciam não perceber, ali, na calçada, o pobre pedinte.

O publicitário aproximou-se do cego e delicadamente o perguntou se podia fazer uma mudança no texto de sua placa. O cego, feliz por ter alguém com quem falar, mesmo que por alguns instantes, logo concordou com uma breve aceno. Enquanto falavam sobre amenidades o publicitário escreveu um novo texto na placa do cego, se despediu e foi trabalhar.

Ao fim do dia, voltando para casa, passou novamente pelo cego e o cumprimentou. O mendigo prontamente reconheceu a voz do rapaz e, rapidamente, o questionou sobre o que ele havia escrito na placa. ”Me sento aqui, neste mesmo lugar, durante todo dia fazem muitos anos e nunca, nunca, recebi tanta esmola quanto hoje. Hoje as pessoas chegaram a parar pra conversar comigo, me deram, além de ajuda financeira, atenção.” comentou impressionado. “O que você escreveu na placa, afinal?” perguntou. O publicitário então respondeu. Na placa ele havia escrito “A primavera está chegando e não poderei apreciar a beleza das flores e suas cores”.

Uma bonita historia para ilustrar a importância de como a forma de se transmitir uma informação pode influenciar o seu target, ajudando a atingir seus objetivos.

Mas e se o target do pobre mendigo fossem os geeks e nerds? O que o publicitário teria escrito na placa? Abaixo algumas sugestões.


Codificarei código HTML por comida


Jedi sem teto.


Substituído por imagem em computação gráfica,ajude por favor!


Viajante do tempo. Ajudem. Preciso de dinheiro para um novo capacitor de fluxo.


Ajude-me, sou um veterano incapacitado da Guerra dos Clones, preciso de dinheiro para construir a estrela da morte (na placa está escrito Deth, ou o cara não era um nerd de verdade ou era analfaburro).

4 comentários:

Marcel disse...

deveria ser Death Star, ou estrela da morte como no filme.

Eden Wiedemann disse...

Eu sei disse, né? Mas se eu tivesse escrito Estrela da Morte você ia dizer que estava errado porque na placa tinha escrito outra coisa. Mas concordo que a piada fica mais engraçada se eu usar essa licensa poética.

Marcel disse...

Eden, estrela da capacidade é a minha rola.

Eden Wiedemann disse...

Já mudei, piolho de cu.