segunda-feira, 28 de julho de 2008

Séries que marcaram minha infância


Começou apenas com uma curiosidade, aliado ao saudosismo e a falta do que fazer. Será que consigo achar alguma imagem de Manimal? Para quem não lembra Manimal era uma série que passava na Globo, onde o personagem principal podia se transformar em alguns animais. O da mão “borbulhante”, lembram? Esse foi o start. Achei Manimal. Aí resolvi procurar por Automan. Achei. Depois Trovão azul, Águia de fogo, Duro na queda. Pra resumir encontrei muito das séries que acompanhei e que lembro com carinho. Selecionei então as minhas preferidas e resolvi dividir com vocês. Cliquem nos títulos para ver os vídeos.

Agente 86


Ele, nosso herói (?) Maxwell Smart, interpretado por Don Adams, combatendo a CAOS com a ajuda da fabulosa 99. Eu me esbaldava com as trapalhadas de Max. Adorava quando ele usava o cone do silêncio ou o sapatofone. A série teve agora um longa recontando sua história que vale a pena ser visto.

Frases marcantes: “Chefe, eu requisito o cone do silêncio”, “O velho truque de...”, “Desculpe por isso, chefe.”

Curiosidades: A Agente 99 inicialmente seria a agente 69 mas a emissora vetou por motivos evidentes.

Águia de fogo


As aventuras de Hawke e Dominic a serviço da “Firma”, pilotando o mais mortífero e moderno helicóptero de combate do mundo. Lembro-me bem de como ficava vidrado quando Hawke baixava o visor do capacete e se preparava para o combate. Algo que me marcou foi o fato de que o Águia de fogo possuía turbina, o que o fazia atingir velocidade super sônica, e rodinhas.

Frases marcantes: “Porque não podemos voar como pilotos normais?”

Curiosidades: O águia de fogo era um Bel 222. Durante as filmagens de um episódio houve um acidente em um cânion onde um dublê faleceu.

Alf


Alf, cujo nome real era Gordon Shumway, vindo do planeta Melmac, cai na garagem de uma família em Los Angeles, mudando a vida deles para sempre. Quem não morreu de rir com esse simpático narigudo? Chova ou faça sol eu estava na frente da televisão, torcendo para que ele comesse o Lucky, o gato de estimação.

Frases marcantes: “Tá limpo!”

Curiosidades: A.L.F. significa Alien Life Form. O nome de todo episódio de ALF também é o nome de uma música.

Anjos da Lei


A série de maior audiência da FOX em sua época e lançou Johnny Deep. Uma equipe de policias trabalhava infiltrada numa escola americana. Adorava o estilo dos caras, com seus cortes de cabelo viajados, brinquinhos na orelha e cheios de bossa.

Frases marcantes: “sem o Jenko nos seriamos As Panteras”

Curiosidades: Brad Pitt fez uma ponta na série. A série era baseada em uma unidade real da policia de Los Angeles.

Armação Ilimitada


Com um humor satírico e surreal Juba, Lula, Zelda e Bacana viviam aventuras em um clima puro anos 80. Uma série que marcou toda uma geração. O visual que misturava quadrinhos com videoclipe era inovador. Ah, malditas tarjas que surgiam toda vez que a Zelda ficava nua.

Frases marcantes: “Juba e Lula, Hooooo!”

Curiosidades: A série foi criada por Kadu Moliterno e André de Biasi. Kadu e André faziam a maior parte das cenas, dispensando dubles.

Automan


Claramente baseado na estética de TRON o seriado Automan nos apresentou um herói diferente, programado para ser o melhor em tudo que fazia. Adorava as curvas em 90 graus e o ver o cursor desenhando o carro, que, de repente, surgia do nada como em um passe de mágica. Pena que a série teve apenas 13 episódios.

Frases marcantes: “Cursor, carro!”, “Você precisa mesmo fazer curvas assim?”, “Você me programou para isso, lembra?”

Curiosidades: Walter, o criador do Automan na série, era, na vida real, filho da comediante Lucille Ball. O nome do Automan, na série, é Agente Man.

Batman


Adam West, como Batman, e Burt Ward, como Robin, marcaram a infância de muito dos marmanjos de hoje em dia. Um Batman barrigudinho e um Robin infantilizado lutavam contra o crime distribuindo sopapos e onomatopéias. Quem não quis ter um telefone vermelho em casa? Quem não quis escorregar por um cano para chegar a seu esconderijo? Quem não quis comer a Mulher Gato? Um dos seriados mais marcantes de minha e de outras gerações.

Frases marcantes: “Santo problema, Batman!”, “Mulher gato, Mulher gato, você nunca vai aprender?”, “Vamos Robin, para a Bat-caverna! Não há um minuto a perder!”, “No mesmo bat-horário, no mesmo bat-canal”

Curiosidades: O batmóvel, construído sobre o chassi de um Ford Futura, custou impressionantes U$ 250.000,00 (um absurdo para aquela época). O busto onde ficava o botão para abrir a Batcaverna era do de Shakespeare

Casal 20


Nunca fui muito fã da série mas tenho que admitir que ela fez parte de minha educação (sim, a minha geração já vinha sendo educada pela TV). Jonathan e Jennifer Hart faziam o casal 20. Ele um milionário, ela escritora, investigadores nas horas vagas. A Série contava ainda com Max, fiel escudeiro da dupla.

Frases marcantes: “Sejam bem vindos de volta, Sr. e Sra. H”

Curiosidades: Na Rede Globo a série chegou a atingir 65 pontos de audiência.

CHIPs


Este foi um dos seriados que ficaram bem registrados. Os patrulheiros Poncharelo e Baker, pilotando suas poderosas kawasakis, pilotavam as rodovias californianas. Episódios com um humor leve onde quase nunca havia violência marcaram a série e conquistaram milhões. Confesso que se até hoje uso Ray-Ban em parte é por culpa deles.

Frases marcantes: “Não, não, Ponch, quando no conhecemos você caiu de uma moto suja”

Curiosidades: Durante a série Erick Estrada, o Poncharelo, sofreu um acidente de moto e passou 5 dias em coma, tendo quase morrido. Os verdadeiros patrulheiros CHIPs não trabalham em duplas.

Dama de ouro


Kate Mahoney, ou Kate Machone, como alguns chamavam, e sua magnum 357 faziam uma dupla e tanto. Inspirada em Dirty Harry, Kate não brincava em serviço e metia bala nos meliantes sem dó. Não foi a toa que virou sinônimo de sapatão aqui no Brasil. A mulher tinha cabelo na venta.

Curiosidades: Armação Ilimitada fez uma paródia, A Dama de Couro, onde Débora Bloch fazia uma policial linha dura. O seriado saiu do ar porque a ABC ficou com receio de ficar marcada pela constante indicação da série como a mais violenta dos EUA.

Duro na Queda


Eu ficava acordado até ver a série. Pronto. Não adiantava minha mãe insistir. Eu já era fã de Lee Majors desde o Homem de Seis Milhões de Dólares. Adorava ver Colt Seavers, pilotando sua imensa caminhonete, com uma águia pintada no capô, em companhia de seu primo. O cara era dublê profissional e caçador de recompensas nas horas vagas.

Curiosidades: Por ser tratar de um dublê Colt costumava encontrar nos estúdios vários artistas gravando filmes, inclusive Tom Selleck. Lee cantava a música de abertura da série.

Elo perdido


Hoje quem assiste pode achar o cumulo da tosquice mas quando guri eu achava o máximo ver os dinossauros do Elo perdido. Gostava dos Marshals, tinha medo dos Sleestaks. E odiava aquele macaco peludo e cabeçudo chamado Cha-Ka. Odiava mais ainda quando ME chamavam de Cha-ka.

Frases marcantes: “Cha-ka não sabe”

Curiosidades: A primeira temporada da série foi um tremendo sucesso mas a infantilização das temporadas seguintes terminou por afundar a série. Vários pais reclamavam que os filhos tinham pesadelos com os Slestaaks

Esquadrão Classe A


As aventuras de Hannibal, Cara-de-pau, B.A e Murdock a bordo de seu furgão preto. Militares fugitivos, foram presos por um crime que não cometeram, viviam como mercenários. Um de meus preferidos, sem dúvida.

Frases marcantes: “Eu não vou voar, Hannibal!”, “Eu adoro quando um plano dá certo”, “Cala a boca, imbecil”, “Eu vou matar o Murdock!”

Curiosidades: Na versão italiana B.A. é chamado de P.E. – péssimo elemento.

Em breve, mais séries (continuação AQUI).

4 comentários:

Madureira disse...

Bicho, dê um rollback aí e faça espaçado, por ordem alfabética, um post pra cada letra, tou perdendo de ler teu blog todo pq a ceborréia tá virada no mói de cuentro aí! :)

Chato sou eu.

Eden Wiedemann disse...

Huhauhahuahuahuahu. Se não aguenta bebe leite. Vou fazer 4 posts sobre as séries. Quarta tem outro.

Felipe Rei disse...

Algumas das melhores estão aqui, mas ainda acho que faltou "Na mira do tira", boa demais!

Anônimo disse...

Olá, Eden! Vim agradecer sua visita ao TD Séries e conhecer seu blog! Muito legais os seriados que você lembrou! Eu assistia quase todos esses! :-)
Parabéns pela séries de posts!