terça-feira, 15 de julho de 2008

Uma discussão se ganha com bons argumentos, mesmo quando se trata de religião.


Eu adoro discutir. Hum, não ficou bom. Pera. Eu adoro debater! Isso, debater parece algo mais democrático (mesmo quando eu tenho sempre razão). Ao contrário da maioria eu gosto de discutir, ops, debater sobre religião, politica e futebol. Futebol eu evito, afinal não entendo patavinas, se insistir é apenas para chatear meu adversário, ops, interlocutor. Já o resto... ah, pode mandar que a conversa rende. Agora tudo tem hora e lugar.

Bom, antes de relatar o fato em si tenho que falar um pouco sobre minhas convicções religiosas. Calma que o papo não é tão chato. Sou católico por batismo mas passo longe da igreja. Acredito em Deus como uma força maior, um regente de energias, maestro celestial, por assim dizer. Não nesse Deus que fica sentado num trono, lançando raios, pragas e castigos. Um titereiro onipresente e onipotente. A vida depende de inúmeros fatores cujas variáveis tem que ser muito exatas, qualquer fuga acarretaria na nossa não existência. Não dá pra achar que somos frutos de uma imensa cadeia de coincidências. Deve haver Alguém por trás disso. Mas não quero converter ninguém, longe disso, se você prefere acreditar que foi feito do barro e um sr. de barbas brancas e um vestido brilhante soprou a vida em sua narina é problema seu. Esclarecida minha convicção vamos adiante.

Estava eu numa bodega chinesa - aquelas onde os donos apesar de viver no Brasil a décadas não falam nada de português e você tem certeza de que são coreanos, me preparando para almoçar. Um mal humor do cão. Eu de dieta e não há nada de divertido em comer salada enquanto as outras 5 pessoas na mesa comem Yakissoba. Eu estava lá, concentrado, fazendo meu papel de lagarta, tentando não sentir o cheiro da comida a minha volta quando ouvi "Ah, você sabia que Eden acredita que viemos do macaco?".

Ai. Eu, julgado ateu, arrodeado de 5 evangélicos. Levantei os olhos devagarinho esperando a resposta. "Coitadinho". As risadinhas de pena de minha pobre alma mortal que queimará de cabeça pra baixo sob os cascos do tinhoso tomaram o ambiente. É guerra? Deixa eu terminar meu mato, pera só.

- Eden, sério que você acredita que evoluimos todos dos macacos?
- Não, todos não.
- Ah, logo vi...
- Você não evoluiu porra nenhuma...

Um gordinho sentado na mesa do lado engasgou e botou a coca-cola pelo nariz. "Ateus 1 x Ceguinhos de Cristo 0".

Refeito do golpe a discussão começou com mais força. Eu defendia a evolução, eles o criacionismo. Eu falava de Big Bang, de Darwin, Cro-magnon. Eles falavam de Adão e Eva, dilúvio e Bíblia. Falei sobre as coincidências na figura cristica com vários outros deuses da antiguidade, sobre a manipulação dos romanos na montagem da Bíbila, sobre os evangelhos apócrifos. É, por mais que goste do assunto sei que é o tipo de discussão que não tem vencedor. Eis que surge nosso herói.

Um amigo nosso, matuto de São Vicente, senta a mesa. Alheio a discussão ele recolhe toda comida da mesa, inclusive o resto de minha salada, e faz um morro digno de registro fotográfico. Nesse momento um dos evangélicos resolve o chamar para a discussão, ops, debate.

- Betão, Eden acha que o homem evoluiu do macaco!
- É, acho mesmo, pior vocês que acham que o pastor tem o número do celular de Deus.

Betão esperou uns segundos, levantou a cabeça. Olhou pra gente e tomou uma garrafa de coca de um só gole. Deu um arrotinho e nos presenteou com toda sua sapiência.

- Eden, tu sabe porque a vaca, quando caga derrama aquela potoca enorme de merda e o bode, quando caga, derrama apenas algumas bolinhas?

Tentando imaginar a ligação com o assunto respondi com a verdade.

- Não, sei não.
- E você, você aí, crentaiada, vocês sabem?
- Não - foi unânime.

Betão deu uma garfada enorme, olhou pra gente e falou ainda de boca cheia.

- Você não entendem de merda e querem entender de DEUS?

É, contra um argumento desse até eu me dou por rendido. Garçom, a conta!

Recomendo a todos o vídeo abaixo. Não afirmo que se trate da algo real mas pesquisei e o embasamento existe. Ele não tenta desconstruir a imagem de Cristo, eles tentam provar a influência romana na história de Cristo. Assistam e comentem!







Nenhum comentário: