segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

E o Iphone torna mais um rico

As vezes eu temo ficar repetitivo mas tem coisas que não dá pra deixar de dizer "eu te disse, eu te disse, bem que eu te disse” mesmo com medo de levar um “cala a boca, motoca!”.

iphone_review Uma máquina… de fazer milionários.

Desde o anúncio da lstore eu digo a mesma coisa: a mudança de paradigma na criação de software para sistemas móveis (já nem os chamava mais de celular) vai fazer muita gente rica.

Eu já havia acompanhado a vida dura de alguma softwares que tentavam, a duras penas, sobreviver da criação de aplicativos e jogos para celulares antes do Iphone. O problema era simples: eles criavam algo e tinham que oferecer a fabricante, ou seja, o mercado se resumia a 10 clientes? Mas aí veio titio Jobs e criou um novo mercado. Antes 10 clientes, hoje milhões. Você cria seu aplicativo e o coloca ali, numa vitrine virtual. Se bem avaliado, eficiente, criativo ou idiota demais pra se destacar… CASHIM!!!! É só ver a grana entrando.

Se você dúvida de minha teoria que tal dar uma pesquisada no caso do “I am Rich”? Clica aí e surpreenda-se com estupidez humana, ou melhor, nem se surpreenda, mas dê boas risadas.

Pois é, um mercado de milhões de seres compradores compulsivos, apaixonados por seus Iphones, ávidos por novidades baratinhas – já que o custo todo se baseia na produção pois a distribuição e venda são feitas pela Apple, que está aí, cheio de oportunidades para quem tiver visão.

O americano Joel Comm é o novo rico, resultado de um mercado aquecido e uma mente inventiva, distorcida e divertida. O cara lançou o IFart. Isso mesmo, o IPUM. Um programinha que simula os mais diversos tipos de pum no seu Iphone. A utilidade? Bom, pra você eu não sei mas pra Joel foi bem útil. Pra ser mais exato até o presente momento foi R$ 500.000,00 útil. Essa é a quantidade de grana que já caiu na conta do rapaz, que botou o programinha pra vender a módicos U$ 0,99 (dos quais a Apple fica com 40%).

O óbvio aconteceu e vários programas similares caíram na Istore. Todos cavalos perdedores já que Joel, o da mente distorcida, saiu na frente. Esse mercado é PROMISSOR demais. Muitos clientes (e cada dia chegam mais e mais), um processo de compra e instalação simples e, acreditem ou não, pouca concorrência.

É um caso único onde uma pessoa com uma boa ideia pode fazer mais dinheiro que um time inteiro de super programadores. E, não pensem que isso se limitará ao Iphone. Não mesmo. O Android, sistema operacional para celulares do Google, está aí e, aposta minha, vai dominar a telefonia móvel em poucos anos.

O que me dá raiva é que estou a algum tempo tentando montar uma equipe para desenvolver softwares para Iphone (para vendas e ações de marketing) e simplesmente não consigo um programador de Objective C aqui em Recife para entrar de sócio. Eita coisa chata essa sensação de ver o trem passar, de perder dinheiro de ter de dizer “Eu te disse, eu te disse, bem que eu te disse” e eu mesmo responder “CALA A BOCA, MOTOCA!”. Quem tiver olhos que veja. quem tiver ouvidos que escute. Quem tiver um programador de Objective C que enriqueça. Snif…

Nenhum comentário: