segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Pra brasileiro ver

Senta que lá vem história

Eu gosto dos Estados Unidos. Podem mandar pedradas, fiquem a vontade, eu gosto e pronto. O país tem vários defeitos que nem vou perder tempo citando aqui, acho que a maioria dos visitantes do blog são minimamente esclarecidos e podem deixar uma lista nos comentários. Mas, defeitos por defeitos o Brasil também tem MUITOS. Amo meu país, e não de forma radical ufanista, mas não vejo mal em admirar as qualidades de outro país.

Contudo, apesar de gostar dos EUA – para visitar, passear e gastar dinheiro que não tenho – concordo que o americano médio está muito mais pra Hommer Simpson ou Peter Griffen do que para Marty McFly. Não diria burrinhos, diria que são ignorantes. A politica “umbiguista” americana permite a população praticamente ignorar aquilo que não lhes interessa, seja isso politica, geografia ou simplesmente qualquer outra coisa que fuja de seu circulo social ou profissional. Buenos Aires vai continuar sendo a capital do Brasil e dirigir por aqui cai seguir sendo um desafio por causa dos macacos correndo por nossas ruas. Limitados. Mas, assumam isso comigo, os americanos possuem uma qualidade impar: um AMOR a pátria que muito, muito me inveja. As vezes queria que o brasileiro fosse um pouquinho mais assim.

Não que eu esperasse casas no interior com bandeirinhas brasileiras penduradas na porta ou operários cantando o hino enquanto trabalham – a maioria não acertaria o hino nem que valesse dinheiro. Mas esperava que defendessem o país, que exigíssemos isso de nossos governantes, que tivéssemos orgulho de morar em um dos locais mais abençoados de todo o globo.

Mas existe alguém que tem esse patriotismo pungente em seu ser, uma brasileira que defende sua pátria acima de tudo e todos, sem vergonha, com vontade. Pena que ela acha que é AMERICANA.

Vejam só, caros amigos, como são as coisas. Se sofremos com uma crescente fuga de cientistas, técnicos, artistas agora estamos perdendo até mesmo patriotas. Será que o hino deles é mais fácil? Será que os prêmios para quando você acerta o hino são melhores que apenas aparecer no Faustão? Veja como essa brasileira, radicada nos EUA, sai em defesa de sua terra em um show realizado por Claudia Rodrigues dia 06 de janeiro desse ano. No vídeo você pode acompanhar todo o barraco que a infeliz “não-nativa” americana promove ao se revoltar com uma piada contra os americanos.

Coitada da Claudia. Para tudo para tentar convencer a infeliz de que TRATA-SE DE UM SHOW DE HUMOR. Logo ali, no país onde as pessoas vão a um show para serem xingadas e sacaneadas pelos comediantes, para ouvir piadas "sua mãe é tão gorda, tão gorda...", uma brasileira sai em defesa de “SEU POVO”. É, amigos, como dizia, sinto inveja desse poder dos EUA de tornar as pessoas idiotas patriotas.

Claudinha, pequena porém eficiente humorista, vou lhe dar a dica: aprenda com Danilo Gentili e Diogo Portugal como colocar um expectador sem noção em seu devido lugar.

Diogo Portugal e a Petista sem noção

Danilo Gentili prova a uma chata que é melhor ficar calada

Nenhum comentário: