sábado, 17 de janeiro de 2009

Os Nerds são os novos machos-alfa

Minha coluna de hoje para o BQEG:

Na coluna passada definimos o que é um nerd, quer dizer, eu acabei com a definição de nerd de muita gente, e provei que estamos mergulhando numa “era nerd” por assim dizer. Comportamentos antes julgados exclusivos dos nerds, quando o termo ainda era pejorativo, estão tão arraigados em nossa sociedade que não podem mais ser extraídos sem danos. Vocês conseguem imaginar o mundo sem internet? E sem mp3? Que tal se livrar de seus brinquedinhos eletrônicos?

Mas as mudanças não param. Observem como anteriormente o cinema mostrava os nerds como personagens secundários, sempre os sidekicks dos heróis, aqueles que o ajudam a mexer com a tecnologia que os heróis não entendem – afinal estão ocupados demais pegando as garotas e mandando bala nos vilões, ou simplesmente são personagens de comédias como A Vingança dos Nerds, Namorada de Aluguel (onde apesar de estranhos os nerds terminavam se dando bem). Eram raros os filmes como Jogos de Guerra, Academia de Gênios ou O último guerreiro das estrelas onde o nerd era o mocinho e até ficava com a gatinha. Isso era reflexo sociológico que está chegando ao fim. Se antes os nerds terminavam sozinhos em seus papeis secundários hoje são os mocinhos… e são pegadores!

A coluna de hoje visa eliminar de vez, a golpes de sabre de luz, esse conceito antigo de que nerds não pegam ninguém (e nem vou apelar usando Bem Affleck como exemplo de nerd pegador). Vamos nos aventurar por uma maluca, porém lógica, teoria sociológica escrutinando a maior mudança cultural/xavecológica acontecida nos últimos tempos: NERDS SÃO O MACHO-ALFA DO NOVO SÉCULO.

[Continuar lendo...]

Nenhum comentário: