sábado, 24 de janeiro de 2009

Videogames levam as drogas

1131Dori Prata, do Meio Bit, publicou uma matéria interessante sobre a relação de jogadores de videogames e as drogas. Segue abaixo uma parte:

“Após conversar com 813 alunos´universitários de todo os Estados Unidos, pesquisadores da Brigham Young University chegaram a uma conclusão que deverá desagradar alguns jogadores de videogame.

Segundo o estudo, quanto mais as pessoas jogam videogame, mais elas se envolvem em situações de risco, como beber e usar drogas, além de prejudicarem seus relacionamentos. De acordo com as estatísticas, o número de pessoas que fumam maconha é duas vezes maior entre aqueles que jogam videogame todos os dias em relação a quem joga apenas ocasionalmente. Quando se trata de quem nunca jogou, o número chega a três vezes mais.”

Sugiro que leiam o resto clicando no link lá em cima, afinal o texto é interessante e o assunto relevante para qualquer nerd. Contudo eu diria que é de uma relevância parcial.

Sou capaz de apostar meu xbox360 que o resultado destas pesquisa, caso fosse feita no Brasil, seria deveras diferente. O uso da maconha, nos EUA, é algo absurdamente banalizado – o que chega a ser triste. Isso é bem fácil de se comprovar, basta assistir qualquer uma de suas comédias de costume arrasa-quarteirão e em grande parte delas o mocinho, a mocinha ou um sidekick fuma maconha numa boa. Não precisa ser um malucão, rasta ou coisas do tipo. O cara é pai de família, empresário, médico, advogado e queima umzinho com a galera, pra relaxar. Isso quando o ASSUNTO do filme não é a maconha em si (como em Pinaple Expresse). É impressionante como os caras sempre tiram um bagulho de algum lugar pra passar na roda… chega a ser caso de estudos…

Numa sociedade que julga o uso costumaz da maconha uma atitude recreativa (eu chamo jogar videogame de atitude recreativa) não me espanta ligarem uma juventude claramente desviada, com problemas de autoridade, interação social e autoestima, com gamers e drogas. O risco é de um de nossos representantes políticos, ávido por holofotes e polemica, utilizar uma pesquisa dessa, que foge completamente do contexto nacional, e, visando a autopromoção, sair com leis de controles aos videogames. Por mais que sejam imbecis estes ineptos sempre dão munição para aqueles que querem apenas assunto para combater a “violência e degradação que assola o mundo dos games”.

Eu particularmente me considero uma heavy gamer, cercado de heavy gamers e, acreditem ou não, de meus amigos viciados em PS3, Wii e Xbox360 não me lembro de nenhum que faça uso recreativo de drogas. Alguns deles em algum momento pode até ter experimentado – não pergunto afinal não é da minha conta – mas até onde sei fogem completamente do padrão descrito na pesquisa. A imensa maioria mal bebe – ou bebe muito mal.

Ok, assumo que não falo de uma amostragem tão boa, afinal são meus amigos e, apesar de muitos deles estarem nos mais diversos lugares do Brasil, é natural que dividamos interesses em comum e eu sou careta até doer.

Enfim, o que vocês gamers acham disso? Qual a relação de seus conhecidos com drogas e games? É certo que existem milhares de maconheiros jogando videogames mas sinceramente discordo completamente que o resultado dessa pesquisa possa ter alguma relevância cientifica se fugirmos da amostragem utilizada (os EUA e sua cultura maluca). Talvez nos, brasileiros, sejamos apenas BEM MAIS inteligentes emocionalmente que eles. Talvez sejamos apenas muito mais bem educados e amparados pelos nossos pais e famílias. Não sei. O que sei é que certamente não somos como eles. Graças a Deus.

6 comentários:

paula disse...

oi. acabei linkando de blog em blog e parei no seu. lendo o post e dando minha opinião de semi-nerd e ex mulher de um nerd inteiro, concordo com você que essa pesquisa não é de tanta valia aqui no Brasil; ao contrário eu penso: conheço bastante heavy gamers também e nenhum deles é usuário de nenhum tipo de droga. acho que aqui vale mesmo o oposto. abraço

Gisa disse...

Bueno... eu conheço heavy gamers que usam drogas leves esporadicamente, que usam costumazmente e ainda os que usam tralha nenhuma e viajam mais que todos os anteriores junto; e conheço gamers de ocasião que usam as chamadas drogas pesadas ocasionalmente, os que usam as leves costumazmente e por aí vai.
Mas a maioria ainda é do tipo que bebe pouco e mal e mal sabe a diferença entre um baseado e uma bala :)

Anônimo disse...

sou brasileiro, gamer (xbox360) e moro nos eua.

e de boa, essa pesquisa tah errada. os gamers dos eua sao tao ou mais nerds que os do eua. por nerd eu digo sem vida social e com nada mais pra fazer. eh essa a definicao de um heavy gamer? talvez

eu jogo ocasionalmente embora tenha xbox live e alguns jogos, e eu jah experimentei varias drogas e bebo bem e tenho uma vida social bastante ativa. me considero uma excecao entre os gamers.
dos meus amigos gamers americanos, sou parte da pequena minoria que faz "algo errado" como beber/maconha ou pegar mulher.

os brasileiros gamers (pelo menos de xbox360) sao em sua maioria playboys que tem acesso a um videogame de 2000 reais, e todo mundo sabe que playboys tem vida social e grana pra gastar em festa e mulher e etc.

talvez seja o contrario do que a pesquisa indica, e no brasil a pesquisa seja realmente realista : /


nao sei, eh soh minha experiencia ai pra vcs...

Anônimo disse...

Fumo um todo dia e jogo +- 2 hrs de xbox 360 todos os dias também. namoro a 5 anos e minha namorada odeia os games mas tem que se contentar =)

Anônimo disse...

Não sei se a pesquisa tem o seu fundo de verdade quando aplicada à nossa realidade ou não. Porém, no meu caso (que sou jogador desde os doze anos \0/), na minha roda de amigos que tem o mesmo costume (e de conhecidos tbm), desconheço se há algum usuário de tais substâncias.

Agora, com relação à pesquisa, este resultado não é de se surpreender, quando se fala no típico cidadão americano. Quero dizer, o que falar sobre jovens que do nada, metem um revólver na mala, levam pra escola, sacam e matam todos os "bullyes", professores e afins? ... e logo após metem um tiro na própria cara? Enfim, não dá pra levar como parâmetro para a nossa realidade uma pesquisa feita numa localidade onde barbaridades como essa são frequentes. Acredito que seja por causa de coisas como essa que "proibiram" (entre aspas pq pode ser adquirido facilmente por outros meios)o Counter Strike de ser comercializado em lojas locais: Há o medo entre os governantes de que uma criança, após jogar CS numa LAN HOUSE qualquer, saia dando tiro por aí na cabeça dos coleguinhas só pra ver se consegue um "HEAD SHOT".
Pra finalizar, não consigo imaginar uma relação entre os games e as drogas! Desconheço algum jogo que te influencie a fumar um baseado, crack ou cheirar cola! Mas posso garantir que o número de drogados é muito maior que a quantidade de gamers, sendo eles ocasionais ou não, o que prova que não existe uma relação específica entre as duas coisas.
Quanto à mim, sou anti-drogas e anti-alcool. A única coisa que entra aqui em casa é mulher: Não é droga, mas tira o dinheiro do bolso e te deixa entorpecido do mesmo jeito.
=D

luanebulosa disse...

vídeo game é legal e jogo a muitos anos, assim como RPG.

e nem por isso fumo nem cigarro ou baseado, nem bebo, nem nunca matei ninguém, má fama que o RPG pegou aqui no Brasil uns anos atrás.