sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Panquecas americanas

cozinha

Eu sempre fui meio metido a cozinheiro. Durante muito tempo o resultado de minhas incursões culinárias foram muita, muita sujeira, alguns problemas estomacais e uns poucos incautos traumatizados. Mas se até pokemons evoluem porque não eu?

Pois é, eu evoluí! Acreditem ou não meus pratos estão cada vez mais gostosos e já junta gente aqui em casa para participar de meus “quase famosos” jantares de domingo.

Resolvi então dividir com vocês algumas receitas, dicas e curiosidades sobre o MEU universo culinário. Quem sabe assim evito que passem por muita coisa que passei e salvo algumas árvores que virariam papel higiênico?

pancakes2

A pilha de panquecas

Sempre vi em desenhos e seriados os americanos acordando e comendo aquela imensa pilha de panquecas com “algo melado em cima” (maple syrup). Aquilo tinha que ser bom. Tá certo que os caras gostam de Nascar e de Baseball mas dei a eles o crédito sobre as panquecas e enchi a boca de água.

Um belo dia estávamos eu e meu filho em casa quando resolvemos fazer uma bela pilha de panqueca. Catei uma receita de panqueca, algumas coberturas (mel caro, geléia de framboesa e Nutella) e fomos para a beira do fogão. O que eu não desconfiava era que a receita de nossas panquecas era bem diferente. Enquanto lá as panquecas são altas e fofas aqui são fininhas, próprias para serem recheadas e enroladas.

O resultado foi que tive que fazer dezenas de panquecas para conseguir uma minúscula e desagregada pilha. O gosto? Massa mole com saber de cobertura. Para livrar vocês desse mico e ainda apresentar uma fabulo opção para um lanche aí vai a receita que, depois de testar algumas, achei mais fácil e gostosa.

O segredo

Para fazer panquecas americanas precisamos de fermento e uma proporção diferente nos ingredientes. Vamos a ela?

Ingredientes:

- 1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Mistura:

Misture o leite e os ovos batendo na mão se possível. Adicione a farinha devagar, adicione os outros ingredientes e NÃO bata demais, ela fica um pouco empelotada mesmo, não muito líquida. Erga a colher se ela formar um fio continuo ao derramar já esta boa.

Modo de preparo:

Untar a frigideira com manteiga.

Em fogo médio para baixo aqueça um pouco e despeje a massa em movimentos circulares até ficar do tamanho que você preferir.

Deixe a massa até que se formem bolhas por toda
a superfície, o que significa que a panqueca já pode
ser virada.

Vire e eixe o outro lado dourar.

Não aperte a panqueca contra a frigideira!

Dicas
Você pode cortar o açúcar se quiser ela mais salgada.
Virar a panqueca no ar é divertido e muito fácil, é só esperar as bolhinhas começarem a estourar (a massa deve estar sólida já) e… torcer para conseguir pegar ela na volta.

Prontas as panquecas é só colocar a cobertura de preferência em cima. A receita é tão fácil que Filipinho já faz sozinho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vou tentar!
otima ideia , posta mas depois

Bruna disse...

Nunca imaginei encontrar receita de panqueca aqui, Eden! Tô besta :P

Eden Wiedemann disse...

Pois é, Bruninha, eu sou um homem de várias qualidades, não? rs...

A questão é: você gostou de encontrar?

Tenho diversas receitas... a ideia é postar uma aqui sempre que cozinhar.

Agora preciso dosar pra saber que tipo de receitar a turma aqui quer ver!

Anônimo disse...

Não creiooo
Finalmente encontrei uma receita que preste
Rapaaaz... vc não sabe o quanto ajudou-me o/
Se bem que eu confesso que atei umas três receitas diferentes para ir testando ao longo de minha odisséia mas pelo que eu li, esta aparenta ser a mais prática: pequena, fácil e, o mais importante, detalhada! Não é aquela do tipo: mistura tudo e depois fim ... ¬¬

Enfim, muito obrigado pelo post.
A partir de hoje, meu senhor, estarei acompanhando sempre este blog!

Abraço o/