sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O voto de protesto também elege


Em uma das minhas conversas com Alessandro Manaro, vulgo Mingau, discutíamos a força do voto de protesto. Para quem não sabe do que se trata falo dos eleitores que, por raiva, desilusão, protesto ou pura anarquia, votam naqueles candidatos toscos, folclóricos ou claramente despreparados.

O voto de protesto elegeu, entre outros, o macaco Tião (falecido astro do Zoológico do Rio, talvez o mais famoso chimpanzé do Brasil), o Bode Zé (sim, se tratava de um bode mesmo), Enéas Carneiro, Clodovil Ernandes, Frank Aguiar e tantos outros. “Ah, estou cansado de votar nestes ladrões, vou votar no Clodovil. Se ele for eleito vai armar cada barraco!”. Meu lado cínico e irônico vê esse tipo de protesto com carinho. Acho que nenhum castigo maior para os nossos “amigos” – eu estou sendo irônico - deputados do que ter de agüentar Clodovil ou Frank Aguiar como colegas ou serem comparados a bodes e chimpanzés. Contudo dói no coração saber que quando nos ausentamos de nosso dever de optar pelo MELHOR candidato (ou menos ruim) utilizando nosso voto apenas como ferramenta de protesto, ajudamos a eleger aquele candidato que está melhor posicionado nas intenções de voto. Resumiria dizendo que apesar da boa intenção (sacanear a classe política) o resultado é, na maioria das vezes, desastroso.

De nossa conversa, minha e de Alessandro, surgiu a vontade de tentar eleger um candidato baseado pura e unicamente no voto de protesto. Infelizmente meu lado sacana fala bem mais alto que o lado cidadão. A idéia seria pegar um candidato a vereador e criar, gratuitamente, uma campanha com objetivo único de chamar atenção pela tosqueira e irreverência, buscando o voto da juventude.

Criar um personagem com propostas non-sense (mas criticando de forma clara várias deficiências de nossa cidade) e lançá-lo aos leões. Mas como seria isso, Eden? Seriam vídeos toscos, criados com intenção de se viralizar. Algo como termos nosso herói, na praia, prometendo que se eleito for acabará com tubarões da praia de Boa Viagem, nem que tenha que sair no braço com eles. Então, música heróica de fundo, ele larga o microfone e corre para praia onde se atraca com um Zé Ruela toscamente vestido de tubarão, rolando na areia e enchendo ele de porrada. Mas, Eden, este tipo de campanha não é proibida? É, é verdade. Assim como compra de voto, uso da máquina e afins. Agora quero deixar claro que existe um abismo imenso entre a tosqueira intencional (utilizada como forma de compensar a falta de dinheiro e ganhar a atenção do eleitores de forma inteligente - algo a la Hermes e Renato) de muita coisa realmente ruim.

Quem conhecer algum candidato sem nada a perder e disposto a encarar uma “experiência” assim me avisem. Sim, e deixem nos comentários idéias para outros vídeos toscos de nosso herói e futuro vereador do Recife.

Ah, o macaco Tião e o Bode Zé nunca assumiram suas funções. Puro preconceito acredito. O macaco Tião já fazia, muito antes de ser eleito, o que muitos políticos fazem. Ele sempre cultivou o hábito de cagar na mão e jogar no povo. Saúde Beleza Mulher Estética Dermatologia Pele Medicamento Peso Feminina Exame Tratamento Cuidado Juventude

Nenhum comentário: