sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Como ganhar dinheiro com seu Blog?

/
Antes que digam que este post é apenas uma "cata-corno" (um post que tem como único objetivo trazer visitas) vou avisando que não é. E, sim, ele tem dicas de como ganhar algum dinheiro com seu Blog.

Ah, Eden, mas você já está ganhando dinheiro com seu Blog? Não, pequeno gafanhoto, nada que possa chamar de dinheiro. Quem disser que está ganhando dinheiro com um blog recente como o meu no mínimo é mentiroso. Um Blog, para gerar receita,tem que se enquadrar em algumas possibilidades:

a) Seu blog tem um excelente conteúdo misto e gera muita, muita visita. Desta forma empresas pagam para anunciar lá, compram espaço. Podemos citar o Kibe Loco, Jacaré Banguela o Sedentário.

b) Seu blog é antigo e você um cara respeitado no meio, logo se tornou formador de opinião para os novos formadores de opinião, a comunidade blogueira e seus leitores. As empresas pagam para anunciar em seu site, pagam pela sua opinião (cabe ao blogueiro optar por ser sincero ou vendido) e as visitas ainda geram grana vindo do Adsense ou afins. Citamos aqui o Cardoso e o Inagaki.

c) Seu blog é absurdamente direcionado, um nicho. Ele se torna uma grande opção para falar com determinado público. O conteúdo geralmente é de qualidade e muito ágil. Você ganha convites para eventos, festas e lançamentos e o espaço em seu site é bem valorizado. Temos isso no meio-bit, meio-bit games, jovem nerd, omelete e melhores do mundo, por exemplo.

Interessante perceber que para qualquer uma das opções acima você precisa, basicamente, de: qualidade, foco, dedicação e, mais importante, paciência. Sim, pequeno gafanhoto, paciência. Este reconhecimento, medido pela fidelidade de seus leitores, pela quantidade de visitantes únicos (ou pelos dois) só vem com o tempo. Sua postura ética (linkando suas fontes, reconhecendo e citando parceiros e amigos), seu trabalho (escrevendo com qualidade, frequência e seriedade) e seu comprometimento são vitais para atingir um nível em que seu blog possa dar algum tipo de lucro. Muitos dos blogueiros que tem uma renda considerada boa escrevem a mais de 5 anos (isso aí, você não leu errado). Com o tempo a qualidade de seu blog vai lhe gerar parcerias e estas parcerias vão se converter em mais visitas.

Não caia na balela de sair pedindo parcerias se vocês escreve como um semi-analfabeto ou não posta nada que preste, sugando conteúdo de outros blogs sem nem ao menos mencionar as fontes. Não minta nem exagere sobre a visitação de seu blog quando for atrás de parceiros (meu Blog tem 4 meses e mais de 5000 visitas diárias), os outros blogueiros não são estúpidos. Capriche no conteúdo, capriche no visual, estude. Depois solicite as parcerias. Elas são fundamentais, concordo, mas se forem solicitadas antes do tempo e da forma errada serão cartuchos gastos a toa. Se der sorte você ganha um não se der azar vira um post e piada.

Quando conseguir atingir uma posição de MERECIDO destaque, com qualidade ou quantidade de leitores, você pode realmente pensar em obter lucro. Claro que não existe receita de bolo. Você deve pesquisar sempre. Comece, desde cedo, a pesquisar e buscar entender melhor ferramentas de remuneração como o ADsende ou o AfiliAds. O ADsense é quase lugar comum. Fácil de usar ele paga em dia e não costuma causar problemas. O AfiliAds é nacional, conheço a pouco tempo mas me mostrou uma qualidade ímpar, ele paga 5% de comissão aqueles que você indicar. Ou seja, seu blog pode até não ser bom e não gerar receita mas aquele seu amigo que você indicou pode ter sucesso e você pode ganhar algum com isso. No mais não desanime com a baixa renda que terá no início, é natural. Lembre, você tem de estar nessa porque gosta não porque dá dinheiro. É quase como ser publicitário.
/

Nenhum comentário: