Essa manhã Marcel fez um elogio ao nosso blog (sim, nosso por que escrevo para vocês, não pra mim) seguido de um convite para uma asinha (merece um post só dela). Vindo de um chato como Marcel isso é realmente um grande elogio. Contudo o elogio veio seguindo de uma crítica, construtiva como de costume, que me fez pensar sobre o assunto e resolver escrever este post. Ele disse que eu precisava cavucar mais em busca de conteúdo inédito, original. E o que é um conteúdo original na WEB?
A principio me programei pra postar todo dia alguma bobagem de minha autoria. Criei algumas colunas que são puramente autorais (bizonhos, resenhas de cinema e contos) e outras onde cabe muita coisa autoral (música e games). Eu tento postar textos de minha autoria todo dia e matérias com mais conteúdo duas vezes por semana. Esse é meu esquema de postagem inédita e autoral.
Antes de adentrar o cerne da discussão (uia) quero esclarecer uma coisa. Quando criei o blog meu interesse não era ter um espaço para publicar meus textos. Sabia que faria isso, claro, mas o objetivo maior não era esse. Sempre recebi a alcunha de desocupado mor por desencavar as coisas mais divertidas e interessantes da WEB, simplesmente navegando no meu Bookmark. Volta e meia alguém me pedia meu Bookmarks para poder freqüentar os mesmos sites que eu. E quem, além do desocupado mor, teria tempo pra visitar mais de 40 sites e blog todo dia? Então criei o nosso (marketing é tudo) blog. Assim visito os blogs, separo o que gosto e publico para todos vocês. O resultado? “Porra, Eden, tu posta muita coisa. Toda vez que entro no teu blog tem uns 30 posts pra eu ler”. Não dá pra agradar gregos e troianos.
Mas, voltando ao conteúdo original e inédito. Primeiro tenho que defender que são coisas diferentes. Ele pode ser original sem ser inédito. Acho que a originalidade provem do conteúdo e não da fonte. E ele pode ser inédito sem ser autoral. Como assim? Bom, você lê uma matéria em uma revista impressa (que por milagre não está na WEB – calma, estou apenas supondo, sei que isso é quase impossível) e a reescreve, fazendo sua própria interpretação sobre o assunto. É inédita? Na WEB sim (estamos supondo, lembra?). E é autoral? Bom, sobre meu ponto de vista não é. Eu, particularmente, e com grande chances de estar errado, julgo autoral aquilo que foi escrito pelo autor, baseado em experiências próprias, retirado de sua imaginação ou escrito utilizando fontes distintas como base de pesquisa. Pra mim, ter uma fonte única para um post ou matéria a torna apenas uma resenha, critica ou mesmo a expressão de seu ponto de vista sobre o assunto.
Descobrir um vídeo no youtube e postar antes de todo mundo é algo que considero, pra mim, Eden, impossível. Nem eu, desocupado mor, tenho tempo pra isso. Nem quero. Como disse antes meu objetivo não é descobrir coisas inéditas e sim listar as que considero melhores. Não quero descobrir talentos, quero apresentá-los. De onde vocês acham que vem este conteúdo publicado em vários blogs da WEB como se fossem inéditos? Da WEB? CLARO! Vou lhes contar um segredinho: a maioria dos blogs que leio (que estão entre os 100+ dos blogs brasileiros) tem diversos post que tiraram de algum lugar obscuro. Alguns deles adotam a política que eu adoto e sempre citam a fonte, outros a omitem e fazem com que seus leitores acreditem estar lendo/assistindo algo em primeira mão. Talvez estes que omitem as fontes tenham a real necessidade de se passar por descobridores de talentos porque, a principio, cultivaram leitores que exigem isso. Eu não quero leitores que exijam isso de mim. Não faço a menor questão deste tipo de leitor.
Eu, Eden, não quero criar a piada, não tenho jeito para Ari Toledo. Eu quero contá-la, muitas vezes de meu jeito, e quero que vocês riam comigo, ou de mim (também vale). Algumas vezes vou falar de mim, posso até incorrer de usar este espaço como se fosse o ombro de vocês, leitores, quando precisar desabafar. E espero que me desculpem quando isso acontecer. Mas enxerguem esse blog como uma imensa mesa de bar (não tão grande assim, 12 pessoas cabem até em volta da mesinha de centro lá de casa) onde vamos falar sobre bobagens, como amigos e entre amigos. Vai haver texto original? Sempre. Autoral? Sempre. Copiado? Sempre, mas sempre citando a fonte e com um link para ela. E vamos dar um passinho a frente, apertar aí na frente, que lá vem mais bobagem. Abraço a todos e obrigado por freqüentar este espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário